A Uni-CV em parceria com a ordem dos engenheiros realiza um primeiro concurso para a construção de pontes em miniaturas feitas com esparguete para estudantes de engenharia civil, engenharia mecânica, e arquitectura de todas as universidades do país. A apresentação pública do concurso acontece esta sexta-feira, 10, no Campus Palmarejo, sala 115, e em breve será anunciada a data para apresentação dos trabalhos.
O concurso tem como objectivo incentivar a criatividade dos estudantes no que diz respeito, por um lado, à construção de estruturas capazes de resistir a esforços e, por outro lado, criar um espírito activo de procura de soluções para os problemas de engenharia.
Há duas categorias, a de resistência e a arquitectónica. Na categoria de resistência procura-se construir pontes que suportem o maior esforço de carga possível até à rotura. Na categoria arquitectónica pretende-se edificar pontes valorizando sobretudo a vertente estética. Em ambas, as pontes deverão ser usadas para construção apenas o esparguete comum e cola térmica.
O concurso parte do pressuposto que uma pequena ponte feita com esparguete, desde que tenha as forças distribuídas de maneira correcta consegue suportar muitos e muitos quilos.
Este evento é organizado pela Comissão do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil do Departamento de Ciência e Tecnologia da Uni-CV. Fonte: A semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário